10 razões para o bebé dormir na cama dos pais

(Benefícios do Co-sleeping)

 

Mais um resumo de um artigo que li sobre os benefícios do co-sleeping.

 

1.        Diminuição dos níveis de stress da criança.
2.       As crianças que dormem com os pais são amamentadas mais vezes por períodos mais curtos, com mais benefícios em termos imunológicos.
3.        Diminui o risco do Sindrome de Morte Súbita, já que os bebés raramente atingem o nível III de sono, que tem mais riscos de surgimento de apneias, além de que os bebés tendem a imitar os padrões de respiração dos pais.
4.       O costume antigo de ter o berço do bebé no quarto dos pais e a nova moda de comprar bonecos que imitam o bater do coração, cantam e ressonam, não serão provas de que o co-sleeping é benéfico?
5.       A importância dada à auto-suficiência e independência das crianças na sociedade actual pode levar a pensar que o co-sleeping inibe estas características, no entanto, as crianças que partilham a cama com os pais são mais independentes. Têm melhor resultados na escola, tem maiores níveis de auto-estima e menos problemas de saúde. Quem pode ser melhor sucedido que uma criança que sabe que tem as necessidades satisfeitas e que não é deixada só à noite por longos períodos? Defende-se que a criança não entende porque é mimada durante o dia e deixada a chorar horas a fio à noite.
6.       Quando as crianças são deixadas a chorar à noite, os níveis de cortisol, uma hormona que regula o stress, aumentam. Levando a que a criança tenha problemas futuros em lidar com o stress, maior propensão a ficar doente e maior dificuldade em recuperar quando doente.
7.       Quando as crianças são deixadas a adormecer sozinhas, choram. Quando este comportamento pára, não quer dizer que as crianças tenham ultrapassado este comportamento, mas que se conformaram com o facto de que as suas necessidades não serão satisfeitas. Levando a que mais tarde, na adolescência, os pais não se possam admirar que os filhos não “contem” com eles.
8.       Também os pais tiram benefícios já que está provado que os mesmos dormem mais e melhor quando partilham a cama com os filhos.
9.       Alguns pais têm dificuldade em dormir com a criança na mesma cama, para eles, existem várias soluções como camas “sidecar” que satisfazem as necessidades dos pais e dos bebés.
10.    Quanto à privacidade do casal, no que respeita à sua relação sexual, a resposta está em ir para um local onde o bebé não esteja.
 
No entanto, o co-sleeping não é para todos, os pais alcoólicos e dependentes de drogas não devem dormir com os bebés...

 

Posts relacionados: Crianças na nossa cama

publicado por D. às 21:44 | comentar | favorito | partilhar