Porto - Serralves em Festa 2010

7ª edição do Serralves em Festa - 5 e 6 de Junho

 

40 HORAS NON STOP
Das 8h de Sábado às 24h00 de Domingo
ENTRADA GRATUITA

 

Nos dias 5 e 6 de Junho, Serralves apresenta a 7ª edição do Serralves em Festa. Este é um dos maiores festivais de expressão artística contemporânea da Europa e o maior em Portugal, com actividades para todas as idades, para todas as famílias e para a família toda.

 

Na quinta-feira, dia 3 de Junho, começa a Festa no Aeroporto do Porto e continua no dia seguinte,  4 de Junho, nas ruas da Baixa do Porto, com teatro de rua, música, dança e performance. Das 8h00 da manhã de sábado, 5 de Junho, até às 24h00 de domingo, 6 de Junho, o Parque, o Museu, o Auditório e a Casa de Serralves recebem mais de 90 eventos e mais de 600 artistas, em mais de 250 momentos de apresentação.

 

O Serralves em Festa traz à cidade do Porto 40 horas consecutivas de actividades nas áreas da arte contemporânea, actividades para crianças e famílias, música improvisada, música pop rock, música electrónica, música experimental, música erudita, jazz, Dj's, dança contemporânea, acrobacia, performance, teatro de rua, teatro de objectos, teatro de marionetas, teatro para a infância e juventude, circo contemporâneo, cinema, vídeo, fotografia, instalação, visitas orientadas e workshops.

 

Alguns dos destaques da programação deste ano são:

 

TOUT VA BIEN
(Teatro de Rua/Teatro de Objectos)
Companhia Kumulus (França)
TOUT VA BIEN é um projecto criativo da Companhia Kumulus que propõe habitar os paineis publicitários das ruas das cidades, tornando-os espaços imaginativos de histórias ficcionadas.

 

 

 

 


ÍMAN
(Dança)
Filipa Francisco
ÍMAN é uma coreografia plena de energia e cor, fundada na riqueza cultural do bairro da Cova da Moura e na experiência contemporânea das intérpretes. É uma peça criada pela coreógrafa Filipa Francisco com um grupo de dança da Cova da Moura - Wonderfull’s Kova M - e vários artistas convidados.

 


SHOOT THE GIRL FIRST
(Circo Contemporâneo)
Companhia Le Nadir (França) – estreia  em Portugal
A peça de circo SHOOT THE GIRL FIRST é um filme-espectáculo, com uma intriga misteriosa e comovente, interpretada por seis acrobatas/actores da companhia de circo francesa Le Nadir. A história é policial, construída em flashbacks e flashforwards, de forma a alimentar a intensidade da intriga e situar o espectador na dúvida até ao desenlace final. A técnica circense utilizada é a acrobacia aérea.

 

JAMES BROWN’S FUNKY DIVAS VERSUS THE REVOLUTION OF THE MIND
(Concerto de Encerramento)
Burnt Sugar the Arkestra Chamber

 

A 7ª edição do Serralves em Festa será encerrada com a actuação dos Burnt Sugar The Arkestra Chamber que propõem um espectáculo de homenagem a James Brown. Esta banda americana de improvisação é uma das poucas que mescla as influências de funk, jazz, rock, reggae, soul, hip-hop, heavy metal e música clássica do século XX e todas as formas de expressão musical vocal e instrumental. O grupo foi formado em 1999 e mais de 40 músicos já passaram pela sua formação, que apesar de ser fluida se baseia sempre num núcleo de 12 músicos.

 

CONCERTO DE JAZZ DA BIG BAND DO HOT CLUB DE PORTUGAL
O grande concerto de jazz desta edição do Serralves em Festa será protagonizado pela Big Band do Hot Club de Portugal. Esta formação surgiu em 1991, reunindo alguns dos melhores músicos de jazz nacionais. Na sua já longa existência realizou inúmeras actuações por todo o país. No seu concerto de estreia no Teatro São Luiz, em Lisboa, foi dirigida por Zé Eduardo, tendo vindo a ser dirigida desde então por Pedro Moreira.
 

 

 

 

Pode consultar o programa completo do site oficial da Fundação de Serralves

 

publicado por D. às 22:37 | comentar | favorito | partilhar