O mundo da cortiça em Coruche

 

Vem aí a segunda edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça, em Coruche, dias 28, 29 e 30 de Maio.

 

Em 2009 o Município de Coruche avançou com a realização da FICOR, num ano envolto num sentimento de pessimismo e descrença, foi a autarquia coruchense a dar o mote para uma atitude de dinamismo e empreendedorismo do sector.

 

A FICOR contribuiu para relançar a cortiça como alavanca da economia nacional e para reforçar a liderança internacional de Portugal no sector. No final a opinião foi unânime, os diversos agentes da fileira, consideraram o certame um verdadeiro sucesso!

 

A FICOR vincou ainda mais o estatuto de Coruche como capital Mundial da cortiça. Coruche é o maior produtor mundial de cortiça. Coruche produz e exporta para todo o mundo 5 milhões de rolhas de cortiça por dia.

 

Coruche tem o único centro de investigação dedicado à cortiça e ao montado de sobro – o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, inaugurado o ano passado durante a FICOR.

 

A FICOR demonstra ter capacidade para atrair público nacional e especialistas mundiais. O evento é direccionado ao público em geral, estudantes, especialistas e empresários da fileira da cortiça, ou de negócios relacionados com a fileira.

 

A FICOR desenvolve-se em dois espaços distintos: Parque do Sorraia (Zona Ribeirinha) e Observatório do Sobreiro e da Cortiça (Zona Industrial do Monte da Barca – Coruche).

 

O programa da Feira é vasto, contemplando as vertentes lúdico-recreativa e a cientifico-profissional. 

 

 
Praça da Restauração “Sabores do Montado”
Três restaurantes vão apresentar as mais deliciosas ementas em torno dos sabores do montado. Túberas, cogumelos, espargos, poejo, alecrim, rosmaninho, mel, a melhor carne de porco preto e de rês brava, entre muitos outros ingredientes, temperos e condimentos, prometem momentos inesquecíveis à mesa.

 

Provas de Vinho
Este será um espaço de degustação, onde todos os sentidos serão despertos através da descoberta de uma nova casta, de um novo branco, ou na redescoberta de um tinto consagrado. Um importante espaço de promoção dos vinhos portugueses e da rolha de cortiça.

 

Loja do Montado
Espaço dedicado à comercialização de produtos biológicos, com ligação ao montado. As melhores carnes de porco preto e rês brava, enchidos, queijos, cogumelos, túberas, espargos, mel, compotas, chás, ervas aromáticas, etc, etc.

 

Coruche Fashion Cork
Depois do êxito tremendo do ano passado a moda em cortiça está de volta à Praça de Água – Parque do Sorraia.

 

Eco-Parque
Esta é uma área totalmente virada para o ambiente, onde o Município de Coruche vai mostrar todas as políticas ambientais colocadas em
prática. Mas será também um espaço aberto à iniciativa privada que tenha alguma ligação às boas práticas ambientais, como por exemplo as
energias renováveis. Neste Eco-Parque vão estar bicicletas e SegWays para disponibilizar aos visitantes. Haverá ainda uma mostra de veículos amigos do ambiente.

 

Corrida de Toiros
A exemplo do ano passado, durante a FICOR, a Praça de Toiros de Coruche recebe uma grandiosa corrida de toiros. O cartel promete praça
cheia, os cavaleiros António Ribeiro Telles, Pablo Hermozo de Mendoza e João Telles Júnior, toureiam um curro de Passanhas, pegam os Forcados de Coruche e Montemor-o-Novo.

 

FotoParede
O Montado de Sobro vai estar retratado nas ruas do centro histórico de Coruche, trata-se uma exposição de fotografias de grande formato.
“Há Montado de Sobro na Vila” para ver e admirar… as fotos e o centro histórico.

publicado por D. às 22:29 | comentar | favorito | partilhar