Museu da Lourinhã

O Museu da Lourinhã, está situado bem no centro da vila da Lourinhã desde a sua fundação em 1984 pelo G.E.A.L. - Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, associação não governamental e sem fins lucrativos.

O seu espólio, oriundo de dádivas da população e de trabalhos de campo, é composto por quatro secções: Arqueologia, Arte Sacra, Etnografia e Paleontologia distribuídas por dois pisos.

Este Museu possui a maior colecção ibérica de fósseis de dinossauros do Jurássico Superior e uma das mais importantes a nível mundial, naquele que já foi considerado “o melhor pequeno Museu do Mundo para o financiamento que recebe” (Neil Clark, Revista Expresso 1997).

Entre estes fósseis com 150 milhões de anos encontram-se vários vestígios de dinossauros carnívoros como o Lourinhanosaurus antunesi, dos gigantescos herbívoros como o Dinheirosaurus lourinhanensis ou dos vários ovos fósseis de dinossauro carnívoro contendo os mais antigos embriões de dinossauro de todo mundo e o segundo maior ninho conhecido, com mais de 100 ovos.

O Museu expõe um série de dinossauros que são os únicos exemplares conhecidos destas espécies. Também é possível observar fósseis diferentes invertebrados, peixes, crocodilos, pterossauros, tartarugas, mamíferos, etc. de diversas idades geológicas .

A este museu deslocam-se, por ano, 24.824 visitantes e várias dezenas de cientistas de todo o mundo.

O Museu da Lourinhã também possui o maior espólio etnográfico da Região Oeste com a representação de profissões antigas como o correiro, segeiro, pitrolino, amolador, tanoeiro, etc. sendo uma valiosa herança da cultura regional e nacional.

Entre as diversas peças da colecção de Arte Sacra destaca-se uma maquete do séc. XIX de uma magnífica basílica nunca construída.

 

Mais informações no site oficial em http://www.museulourinha.org .

publicado por D. às 21:10 | comentar | favorito | partilhar