Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da Vila, foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia.

Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920) para fundar o seu lugar de eleição. Detentor de uma fortuna prodigiosa, que lhe valeu a alcunha de Monteiro dos Milhões, associou ao seu singular projecto de arquitectura e paisagem o génio criativo do arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936) bem como a mestria dos escultores, canteiros e entalhadores que com este haviam trabalhado no Palace Hotel do Buçaco.

O acesso à Quinta da Regaleira pode efectuar-se em várias modalidades de visita (ver condições de acesso). Este incluí a fruição dos jardins e dos vários núcleos museológicos que estiverem disponíveis, bem como a participação nas actividades lúdicas e culturais gratuitas que decorram nesse dia.
Na modalidade de visita livre, com a ajuda de um plano-guia, poderá descobrir os vários recantos nos seus mágicos jardins, os seus misteriosos percursos subterrâneos ou os vários edifícios e ambientes de exuberante arquitectura e enigmático simbolismo como o palácio, capela, torres e poços ou as demais dependências acessíveis a visita.

Para uma informação mais contextualizada, existem vários tipos de Visita Guiada.

 

Informação mais detalhada no site oficial http://www.regaleira.pt

publicado por D. às 21:02 | comentar | favorito | partilhar