A minha empanada de carne

 

 

Adoro empanada. A empanada é um pastel de carne, típico de Espanha e dos países da América Latina. As minhas favoritas são as de polvo, de atum, de carne, de berbigão, que são comuns na Galiza, e há também as empanadas chilenas, com um recheio de carne, azeitonas e ovo cozido. Nham! Deliciosas!

Existem muitas formas de fazer a massa, mas com a minha recente ajuda na cozinha tornou-se mais fácil. Com a minha máquina de fazer pão fiz uma massa deliciosa que depois de tendida e cozida no forno ficou estaladiça e deliciosa.

Procurei na internet uma receita de massa de empanada na máquina de fazer pão (em http://receitasmfp.blogspot.com/2010/01/empada-de-atum.html) que se faz da seguinte forma:

Colocam-se os seguintes ingredientes  na cuba da máquina: 1/2 copo de azeite, 1 copo de água, sal, 750g de farinha de trigo T65, 20g de fermento de padeiro (ou 1 colher de sopa de levedura seca), no programa amassar ou massa. Quando terminar o programa, divdir a massa em duas porções. Estender cada porção da massa numa superfície previamente salpicada com farinha. Dar à massa uma forma rectangular. Colocar uma porção de massa num tabuleiro de ir ao forno, colocar o recheio e cobrir com a outra porção de massa. Cortar a massa excedente do tabuleiro. Unir as pontas da massa para vedar, picar o topo da massa para esta poder respirar e não formar nenhuma bolha, enquanto estiver no forno. Usar a massa excedente para fazer enfeites. Pincelar com 1 ovo batido e levar ao forno a 200ºC durante 45m.

Para fazer o recheio, usei a minha imaginação. Fiz um refogado de carne picada com tomate (quase igual ao que faço para a lasanha), deixei arrefecer e recheei a massa como se diz atrás. Não é o típico, mas foi feito de forma a que todos comêssemos cá em casa.

É um bom prato para levar quando saímos e precisamos de levar piquenique, já que se come bem frio e não é frito.

 

Publicado também em http://saborozito.blogs.sapo.pt/13533.html

 

publicado por D. às 15:24 | comentar | favorito | partilhar